O Alentejo registou, em 2011, o seu melhor ano turístico de sempre, com um crescimento de 5,9% no número de dormidas na região durante o ano passado.
O Alentejo registou, em 2011, o seu melhor ano turístico de sempre. O anúncio foi feito pela Turismo do Alentejo, que revelou a existência de um crescimento de 5,9% no número de dormidas na região durante o ano passado.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o Alentejo registou 1,241 milhões de dormidas, contra 1,173 milhões referentes ao ano anterior.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) alentejana, António Ceia da Silva, salientou que “este é o resultado de um trabalho de equipa ao longo dos tempos, um trabalho estruturado e em parceria”.
Com estes números, o Alentejo apresenta “o segundo melhor desempenho” a nível nacional, logo a seguir à região do Algarve. No entender de Ceia da Silva, a melhoria dos resultados no turismo deve-se a “um grande esforço” para transformar o Alentejo num “destino de excelência”.
Os dados do INE indicam ainda que, em Dezembro de 2011, o Alentejo foi a região nacional onde se assinalou o maior número de dormidas, verificando-se uma subida de 6,3% face ao período homólogo de 2010.
Segundo a Turismo do Alentejo, quanto aos proveitos obtidos, a região alentejana foi a “única região nacional” com um desempenho positivo”, com uma subida de 1,5%.