O concurso “Berliner Wein Trophy 2012”, organizado no fim de Fevereiro na capital alemã, resultou na atribuição de 81 medalhas a vinhos nacionais. Um vinho produzido em Ourém conquistou a grande medalha de ouro, prémio conseguido por apenas 13 dos candidatos.
De entre os premiados nacionais contam-se 48 medalhas de ouro e 32 medalhas de prata, de entre um total de 1316 vencedores. O Cepa Pura Reserva tinto 2010, produzido em Ourém, recebeu a grande medalha de ouro. Os restantes receberam medalhas de bronze.
O Berlin Wine Trophy é organizado pela quarta vez desde 2004, sob o patronato da Organização Internacional das Vinhas e do Vinho (OIV), e contou com a presença de provadores de vinho profissionais.
Este ano a atribuição dos prémios foi levada a cabo durante a 19ª edição da Feira de Vinhos de Berlim “Weinmesse Berlim”, que decorreu entre 24 e 26 de Fevereiro.
Vinhos lusos biológicos premiados em Nuremberga
Berlim não foi a única cidade alemã a premiar a qualidade dos vinhos portugueses. Durante a “BioFach 2012” – uma das mais prestigiadas feiras de produtos alimentares biológicos europeus -, que decorreu em Nuremberga, os produtos portugueses venceram três prémios do concurso internacional de vinhos biológicos “Mundus Biofach 2012”.
A atribuição dos galardões, que teve lugar entre 15 e 18 de Fevereiro, contou com a participação de 600 vinhos, dos quais 200 foram reconhecidos.