Um tigre da Malásia, do sexo feminino, que sofre de artrite foi, esta semana, operado para receber uma prótese de anca que lhe permitirá recuperar os movimentos. A operação, inédita nestes felinos, foi realizada em Leipzig, na Alemanha, e decorr
[Foto © Waltraud Grubitzsch/AFP/Getty Images]Um tigre da Malásia, do sexo feminino, que sofre de artrite foi, esta semana, operado para receber uma prótese de anca que lhe permitirá recuperar os movimentos. A operação, inédita nestes felinos, foi realizada em Leipzig, na Alemanha, e decorreu com sucesso, noticia o jornal britânico The Guardian.
A tigre fêmea Girl, de oito anos de idade e residente do zoológico de Halle (Alemanha), esteve três horas na mesa de operação. A cirúrgia foi realizada a semana passada por cinco veterinários da Universidade de Leipzig.
A felina recebeu a prótese por sofrer de uma artrite na anca direita desde a última primavera do hemisfério norte. Durante a cirurgia, o coração de Girl quase parou, mas os médicos conseguiram evitar o pior.
A prótese recebida por Girl foi projetada originalmente para cães. O animal, que já regressou ao zoológico, está em recuperação numa jaula especial e isolada dos visitantes.
A felina ficará em observação durante as próximas seis semanas, período em que existe maior risco de deslocamento da prótese. Se o seu corpo aceitar a prótese, Girl viverá o resto da vida sem problemas. A esperança de vida destes animais é de 20 anos.
“Não conheço outro caso no mundo no qual um tigre tinha recebido uma prótese de anca”, disse ao jornal o veterinário Peter Böttcher, responsável pela cirurgia. Os elevados custos da cirurgia foram financiados pela Universidade de Leipzig.
O tigre da Malásia é uma das espécies mais ameaçadas em todo o mundo. Atualmente, apenas cerca de 500 destes felinos vivem no seu habitat natural, zonas no centro e no sul da Península da Malásia, no sul da Ásia.