Madeira líquida ou plástico natural - estas são as duas denominações possíveis para o novo material criado pelos engenheiros alemães Helmut Nágele e Jürgen Pfitzer, a partir de uma espécie de lã líquida (Arboform). O resultado é um material muit
Madeira líquida ou plástico natural – estas são as duas denominações possíveis para o novo material criado pelos engenheiros alemães Helmut Nágele e Jürgen Pfitzer, a partir de uma espécie de lã líquida (Arboform). O resultado é um material muito duradouro e que se decompõe ecologicamente na água, no húmus e no CO2. A invenção foi premiada com o galardão “Inventor Europeu 2010”.O novo material é composto pela mistura da lignina (componente rígido da madeira que normalmente é queimado no processo de fabrico do papel) com resina, linho e outras fibras naturais, informa o portal Ciência Hoje.
A sua aplicação é bastante versátil: automóveis, móveis, brinquedos, pinos de golfe e até caixões biodegradáveis.
A dupla de engenheiros recebeu o prémio “Inventor Europeu 2010” na categoria de PMEs / Investigação em Madrid, no passado dia 28 de abril.
Entre as restantes invenções vencedoras encontram-se o scanner portátil de raios laser, o GPS de uso civil, as pilhas de combustível eletroquímicas – usadas pelos autocarros a hidrogénio, por exemplo.