por Andreia Duarte*
A associação tem a seu cargo a implementação do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Aldoar (CLDS) que envolve um programa de quatro eixos de ação, dos quais se destaca a aposta na obtenção de emprego, formação e qualificação.
Um dos objetivos deste eixo é “promover a qualificação académica e profissional, bem como as condições de empregabilidade da comunidade (…), tanto de jovens à procura do primeiro emprego como de adultos desempregados”, explicou a coordenadora do CLDS de Aldoar, Neusa Rocha, ao Boas Notícias.
Além de encaminhar os utentes, consoante os seus casos individuais, para cursos profissionais ou centros de formação certificados, o CLDS realiza também ações de formação de curta duração e gratuitas para reforçar as competências dos utentes.
“Por exemplo, tínhamos algumas mulheres desempregadas com experiência em limpezas e outras em costura, por isso realizámos cursos nessas áreas para reforçar essas mesmas competências”, explica a coordenadora.
Reforçar competências das famílias
Um outro eixo do CLDS de Aldoar assenta na intervenção familiar e parental promovendo atividades lúdicas e pedagógicas que reforçam as capacidades das famílias ao nível do relacionamento interpessoal e de uma parentalidade responsável.
Nesta área, têm sido realizados, por exemplo, cursos de gestão doméstica que ensinam a reaproveitar restos de comida mostrando que é possível usar cascas de batata para fazer bolinhos, ou cascas de abóbora para fazer um bolo. Este curso fornece ainda dicas sobre gestão de dinheiro ou cuidados a ter com a habitação e a prevenção de acidentes domésticos .
Segundo a coordenadora do projeto, as pessoas têm mostrado interesse pelas atividades do CLDS de Aldoar, porque além de “ir ao encontro dos interesses e vontades das pessoas”, está “sediado no centro do Bairro de Aldoar, o que o torna parte integrante das dinâmicas locais”.
Projeto já chegou a 500 pessoas
Desde 2011, data em que o CLDS transitou do Centro Social São Martinho de Aldoar para a Associação de Ludotecas do Porto (ALP), o projeto já chegou a 500 pessoas e “tem tido uma aceitação positiva”, embora Neusa Rocha queira ir mais longe uma vez que “ainda não se conseguiu chegar a toda a população que se pretende”.
Aula sobre reaproveitamento de restos alimentares
Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social são promovidos pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social em parceria com as autarquias e várias Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Clique AQUI para visitar o Facebook das Associações de Ludotecas com várias fotos das iniciativas do CLDS de Aldoar.
* Edição de Patrícia Maia