Os idosos de Alcoutim, em Faro, que se encontrem em situação de grande dependência vão ter direito a apoio domiciliário. A medida de auxílio será possível graças a um protocolo estabelecido entre a autarquia e os bombeiros voluntários.
Os idosos de Alcoutim, em Faro, que se encontrem em situação de grande dependência vão ter direito a apoio domiciliário. A medida de auxílio será possível graças a um protocolo estabelecido entre a autarquia e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim (AHBVA).
De acordo com comunicado enviado ao Boas Notícias, o procotolo em questão contempla o desenvolvimento, por parte da AHBVA, de sessões de fisioterapia, com dois fisioterapeutas, terapia ocupacional e apoio psicossocial dirigidas à população idosa.
Este apoio será prestado em todas as instituições particulares de solidariedade social existentes no concelho que disponibilizem apoio domiciliário, bem como em quatro centros de dia e num lar de idosos de Alcoutim.
Segundo Francisco Amaral, médico e presidente da câmara de Alcoutim, esta “era uma situação preocupante e frequente, que carecia de solução prática e funcional” e foi conseguida, o que deixa o responsável satisfeito.
No mesmo protocolo foi ainda acordado o desenvolvimento de sessões de esclarecimento junto da população escolar, nomeadamente sobre a postura, e o apoio às associações juvenis na prática das várias modalidades desportivas, visando a prevenção de lesões.