“São essencialmente mornas e coladeiras, géneros musicais tradicionais que ajudaram a fazer o arquipélago conhecido pelo mundo fora e que Cize interpretou, cantando grandes compositores cabo-verdianos, que sempre a acompanharam durante a sua carreira, como Manel d'Novas, Teófilo Chantre e Bitú”, conta à Lusa o produtor Djô da Silva.
Este trabalho, que será apelidado de “Mãe Carinhosa”, irá reunir uma compilação de várias músicas gravadas pela cantora em Cabo Verde e na Europa antes da sua morte, em 2011.
Djô da Silva adianta ainda que antes de morrer, a “Diva dos pés descalços” gravou muitas músicas, deixando um reportório vasto para produzir, pelo menos, mais dois discos.
Para assinalar o aniversário da morte da cantora foi organizado um mega concerto na ilha de Santo Antão, local onde Cesária Évora nasceu, onde marcaram presenças vários músicos que acompanharam a artista na sua carreira.
Nomes sonantes da música cabo-verdiana também estiveram presentes neste evento entre os quais Sara Tavares (luso-caboverdiana), Nancy Vieira, Teófilo Chantre, Lura, Zeca di Nha Reinalda, Tito Paris, Gabriela Mendes e Mirri Lobo.