A Amnistia Internacional Portugal traz a Lisboa uma exposição de 100 fotografias do alemão Uwe Ommer. A exposição intitulada "1000 Famílias - Álbum de Família do Planeta Terra" mostra uma seleção de imagens retiradas do livro "1000 famílias", que reú
A Amnistia Internacional Portugal traz a Lisboa uma exposição de 100 fotografias do alemão Uwe Ommer. A exposição intitulada “1000 Famílias – Álbum de Família do Planeta Terra” mostra uma seleção de imagens retiradas do livro “1000 famílias”, que reúne fotografias de famílias representativas da incrível diversidade humana que povoa o nosso Planeta Terra.O fotógrafo alemão Uwe Ommer percorreu os cinco continentes durante quatro anos, entre 1996 e 2000 e fotografou famílias de todos os continentes, de todas as origens e estratos sociais com o objetivo de criar um “álbum de família” para o nosso planeta.
Elementos da tribo Masai, agricultores que esperam chuvas na Síria, a família de um ímã de uma mesquita no Mali, plantadores de batatas na Colômbia e na Ucrânia, marinheiros de profissão no México; empregados de escritório no Brunei, membros da cultura Amish, pessoas em migração, crentes de todas as religiões foram retratados por Uwe Ommer e incluídos neste livro que para além de se revelar um estudo antropológico é acima de tudo uma visão humanista do mundo.
De acordo com a AMI no manifesto da exposição, um dos feitos do fotógrafo alemão foi ter conseguido “captar com a sua objetiva o que muitos de nós não captamos com os os nossos olhos e coração: que, afinal, não somos assim tão diferentes.”
A mostra insere-se na comemoração do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social que se celebra durante este ano.A entrada é grátis e pode ser vista ao ar livre de 15 de maio a 30 de junho na Praça do Império, em Belém.
Uwe Ommer já mostrou as suas fotografias em exposições em Paris, Madrid, Berlim, Bruxelas e Nova Iorque com cerca de 10 milhões de visitantes.
Saiba mais na página oficial da exposição ou no perfil do Facebook.