A Câmara de Albufeira vai investir no próximo ano letivo cerca de 250 mil euros no abastecimento de produtos alimentares às 17 cantinas das escolas do 1.º Ciclo e jardins infantis do concelho, informou a autarquia.
A Câmara de Albufeira vai investir no próximo ano letivo cerca de 250 mil euros no abastecimento de produtos alimentares às 17 cantinas das escolas do 1.º Ciclo e jardins infantis do concelho, informou a autarquia.Segundo comunicado da Câmara de Albufeira, com aquele montante será possível fornecer continuamente frutas, produtos hortícolas, carnes e enchidos àquelas cantinas, uma iniciativa que visa garantir uma alimentação saudável.
O investimento é feito ao abrigo do projeto “Saber comer para melhor crescer”, um plano de combate à obesidade infantil através da introdução de uma alimentação mais saudável nas escolas iniciado pela autarquia há cinco anos.
Nessa altura, todos os estabelecimentos de ensino passaram a ter uma ementa equilibrada e elaborada por uma nutricionista de acordo com as normas gerais de alimentação dos refeitórios, diz a Câmara de Albufeira.
As cantinas adotaram processos de confeção mais saudáveis e o menu semanal intercala pratos de peixe e de carne, complementados com sopa e fruta, acrescenta. O município tem ainda um Gabinete de Psico-pedagogia, Nutrição e Saúde Escolar (GPNSE), com o objetivo de intervir na área da saúde escolar.
Saúde alimentar, insucesso escolar, higiene e segurança no meio escolar, saúde mental, consumos nocivos e violência nas escolas são algumas das temáticas abordadas pela equipa de profissionais que integra o gabinete.