Diogo, de 13 anos de idade, sofre de uma doença degenerativa que afeta os músculos, sobretudo das mãos e dos pés. Apesar dos seus desafios diários, Diogo não desiste do seu sonho: ser pianista. Para isso precisa de um piano vertical e conta com a ajuda de quem quiser contribuir.
A doença de que Diogo é portador, conhecida como Charcot-Marie-Tooth, é degenerativa, o que significa que, aos poucos, o atrofio dos músculos poderá tornar-se mais acentuado. Apesar destas limitações, Diogo não desiste de seguir a carreira de pianista (veja no vídeo abaixo uma audição de Diogo no Conservatório). Aliás, o exercício de tocar piano tem ajudado a atrasar o efeito da doença nas suas mãos.
A mãe de Diogo, Susana Moura, explica ao Boas Notícias que o seu filho “tem um piano eletrónico mas para continuar os estudos numa perspetiva profissional terá de ter um piano acústico”. Além disso, para atuar terapeuticamente nas mãos o piano acústico também faz diferença já que as teclas obrigam a fazer mais força.
Assim, e para continuar a evoluir na sua ainda jovem carreira de pianista, Diogo – cujo maior sonho é tocar, um dia, com Mário Laginha – pediu um piano vertical à Make-A-Wish Portugal, uma organização que realiza desejos de crianças com doenças que afetam a sua qualidade de vida. Entretanto, o BES CrowFunding aliou-se à causa e divulgou o pedido na sua plataforma de financiamento coletivo.
No vídeo da página de crowdfunding, Diogo afirma que o seu “sonho mais profundo” é tornar-se “músico”. “É o que me faz sentir mais feliz”, garante. “Toco piano desde os cinco anos e foi o que ajudou a manter as mãos mais saudáveis”, explica o jovem, que estuda na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa onde se empenha como pianista e compositor e toca na Big Band Junior do Hot Club.
Susana Moura salienta que, apesar das suas limitações, o seu filho “encara a doença dele de uma forma muito positiva” pelo que deixa um apelo às pessoas “para que ajudem a divulgar a iniciativa ou para que contribuam com um donativo, que não precisa de ser muito elevado, basta um grão!”
A Make-A-Wish Portugal, realiza desejos a crianças e jovens, dos 3 aos 18 anos, com doenças que colocam as suas vidas em risco, levando-lhes um momento de alegria e esperança. Atualmente a Make-A-Wish tem cerca de 70 desejos por realizar sendo um deles o do Diogo.
Clique AQUI para aceder à página do crowdfunding de Diogo.