A câmara municipal de Águeda anunciou, a semana passada, a entrega de 12 novos talhões de terra para cultivo de hortícolas, frutícolas, e plantas aromáticas e medicinais aos candidatos do projeto-piloto "Hortas d'Águeda".
A câmara municipal de Águeda anunciou, a semana passada, a entrega de 12 novos talhões de terra para cultivo de hortícolas, frutícolas, e plantas aromáticas e medicinais aos candidatos do projeto-piloto “Hortas d'Águeda”, que arrancou no município o ano passado.
De acordo com um comunicado da autarquia, os talhões agora atribuídos situam-se no terreno junto à EB1 de Vale Domingos, na freguesia de Águeda, possuindo cada um uma área de cerca de 40 m2.
Para utilização coletiva por todos os novos hortelãos, o município vai também disponibilizar um compostor comunitário, um espaço para armazenar as alfaias agrícolas e ainda um ponto de água comum.
Segundo a câmara municipal, as principais motivações dos candidatos ao projeto passam pela poupança no orçamento familiar que uma horta pode representar, além do “regresso às origens e aos hábitos antigos do cultivo da terra” e da oportunidade de seguir uma alimentação mais saudável.
Em paralelo, a dedicação às hortas, que liberta os recursos financeiros das famílias para outros fins, permite também aos novos agricultores partilhar o conhecimento e os saberes, além de lhes dar um novo espaço de socialização, salienta a autarquia.
O projeto-piloto “Hortas d'Águeda” teve início a 9 de junho de 2012, com a atribuição de 22 talhões junto à Biblioteca Municipal Manuel Alegre.