A Câmara Municipal de Pombal vai reduzir em cerca de 18% as tarifas da água para instituições sem fins lucrativos. A decisão foi aprovada em reunião de executivo e visa "colmatar as dificuldades sentidas por muitas instituições do género".
A Câmara Municipal de Pombal vai reduzir em cerca de 18% as tarifas da água para instituições sem fins lucrativos. A decisão foi aprovada em reunião de executivo e visa “colmatar as dificuldades sentidas por muitas instituições do género”.
Apesar destas reduções, a autarquia garante “o mesmo nível de prestação de serviços com menos recursos”. As mudanças vão ser aplicadas na tarifa variável e têm por base o tarifário aplicado aos utilizadores com tipologia doméstica, embora apenas com um único escalão.
A proposta aprovada prevê uma redução de 17,65%, que terá também impacto ao nível dos serviços de drenagem e de tratamento de águas residuais, “cada um deles com uma redução de 31,91%”.
Para o município, esta é uma possibilidade de “reduzir os encargos mensais assumidos por estas instituições, que têm um papel fundamental no desenvolvimento do concelho de Pombal, ajudando os mais necessitados através da sua proximidade e capacidade de resposta”.
Além disso, segundo a autarquia, “esta alteração representa um esforço do município em colmatar as dificuldades sentidas por muitas instituições sem fins lucrativos, garantindo, contudo, o mesmo nível de prestação de serviços com menos recursos”.
“Tratando-se de instituições que desenvolvem o seu objeto social em parceria com a autarquia, com vista à melhoria do bem-estar social dos cidadãos que as rodeiam, o Município entendeu promover a ligação destas ao sistema público de abastecimento”, lê-se em comunicado.
Ainda assim, Câmara Municipal de Pombal sublinha que “a alteração do tarifário não colocará em causa a sustentabilidade económica dos sistemas públicos de abastecimento, tratamento de águas residuais e de resíduos”.