A campanha, que poderá ser vista nos autocarros da Carris e em vários meios próprios de cada uma das entidades envolvidas, tem como objetivo sensibilizar a população para o quão imperativo é mudar comportamentos e pensar na poupança deste bem precioso que é a água, uma vez que é o único bem sem o qual não se pode viver.
A ideia base desta iniciativa passa por chamar a atenção à população de que “a vida continua quando não há luz, gasolina, internet, bateria e, até mesmo, dinheiro”. Por outro lado, “a vida só continua enquanto houver água”. É com este mote que a campanha ganha o nome “A água é essencial à vida!” e apela a todos que a água seja consumida “como aquilo que é: um dos bens mais preciosos do mundo”.
No último ano, o período de seca severa que o país atravessou motivou a que a Câmara Municipal de Lisboa adotasse medidas para reduzir o consumo de água, tais como a redução da rega em alguns espaços verdes e o encerramento de fontes e lagos que não utilizem água reciclada. A Carris, que tem vindo a tomar medidas permanentes de poupança de água, cede os seus autocarros como “veículo” para a campanha, de modo a sensibilizar os seus clientes para esta causa.
Mais do que uma medida extrema em períodos de seca ou escassez de chuva, esta campanha vem reforçar a mensagem de que o uso eficiente de água e a adoção de medidas de poupança devem ser comportamentos contínuos, mesmo em momentos de maior pluviosidade. Este é, assim, um novo apelo ao contributo coletivo e de cada um na poupança deste bem “essencial à vida”.
A campanha “A água é essencial à vida!” insere-se dentro do leque de iniciativas que a EPAL está a levar a cabo em 2018, ano que em assinala 150 anos de existência.