Quatro meninas nigerianas inventaram um sistema gerador de energia capaz de produzir uma hora de eletricidade com 6 litros de urina.
Quatro meninas nigerianas inventaram um sistema gerador de energia alimentado a urina. O projeto inovador e sustentável destas jovens tem a capacidade de produzir seis horas de eletricidade com apenas um litro de urina.
Duro-Aina Adebolsa, Akindele Abiola, Faleke Oluwatoyin e Bello Eniola participaram com a invenção no evento Maker Faire Africa, realizado em Lagos, na Nigéria. As quatro meninas têm entre 14 e 15 anos e procuraram encontrar uma maneira mais sustentável de produzir eletricidade.
O gerador ganhou destaque entre os projetos apresentados por várias pessoas do continente africano, com as mais diferentes idades, e foi considerado, no site oficial do evento, como “um dos produtos mais inesperados para este ano”.
Energia limpa e sustentável
Segundo o Maker Faire Africa, o sistema é uma fonte de energia totalmente limpa e sem impacto no meio ambiente. De acordo com a explicação avançada pelo site da feira, o sistema funciona utilizando uma pilha eletrolítica para produzir corrente elétrica, que faz a extração do hidrogénio presente na urina. Por sua vez, o hidrogénio é conduzido para um filtro purificador de água e, em seguida, levado até uma botija de gás.
A botija de gás conduz o hidrogénio até à botija de borato de sódio, que removerá a humidade do gás hidrogénio e o purificará. Por fim, o hidrogénio purificado é levado até ao gerador que produz a energia.
O gerador – que já está à venda – tem ainda válvulas unidirecionais que visam garantir a segurança do utilizador durante o funcionamento do aparelho.
O Maker Faire África incentiva a população de toda a África a participar no evento, “das mais pequenas vilas, às comunidades mais ricas”, com ideias originais, engenhosas e inovadoras.
O evento procura encontrar soluções para problemas que precisam de atitudes imediatas, sendo que as ideias viáveis têm a oportunidade de ser mais tarde desenvolvidas.
Clique AQUI para aceder à página do Maker Faire Africa dedicada ao gerador movido a urina.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes, Vítor Fernandes, Aldemir Nascimento e Diana Rodriguez]
Comentários
comentários