A afluência aos postos oficiais de turismo do Porto tem vindo a crescer ano após ano, tendo ultrapassado, em 2016, a marca histórica do meio milhão de visitantes. Segundo os dados recolhidos pela Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), regista-se, em apenas dois anos, um aumento de cerca de 60% no número de turistas que se tem vindo a deslocar aos postos oficiais de turismo da Invicta para obter mais informações sobre a cidade.
Comparando os segundos trimestres desde 2015, a afluência este ano aumentou 20% face a 2016, ano em que já tinha crescido 33% relativamente a 2015. No que respeita à origem dos turistas que procuram os postos de turismo portuenses, os primeiros cinco lugares são ocupados pela França, Espanha, Portugal, Reino Unido e, por fim, Alemanha. No entanto, analisando as receitas de vendas dos serviços dos associados da ATP, é possível constatar que no top 10 encontram-se já quatro países não europeus: Brasil, Austrália, Estado Unidos da América e Canadá.
Para Filipe Ortigão Guimarães, diretor executivo da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), “estes dados demonstram a menor dependência de mercados considerados maduros, o que revela o lugar de destaque que a Região Porto e Norte de Portugal tem atualmente no panorama internacional do turismo”. Sobre a estratégia de acolhimento, o responsável revela que “temos apostado, sobretudo, na promoção de áreas fora do centro histórico da cidade, retirando a pressão da Baixa do Porto, uma vez que acreditamos no potencial de outros locais fantásticos, aos quais os reviews e publicações de turismo poderão dedicar menos atenção”, acrescenta o diretor executivo da ATP.
Um atendimento a 360 graus reconhecido por quem procura
Além do incremento significativo na quantidade, também o nível de satisfação dos turistas com a qualidade do acolhimento nos postos oficiais de turismo do Porto tem sido muito favorável. O estudo realizado aponta que 45% dos inquiridos classificaram a receção como excelente e 41% indicaram que superou todas as expectativas. Também a classificação dos serviços de apoio nacionais no Google (4,5 estrelas em 70 reviews) e no TripAdvisor comprovam a unanimidade da perceção. Filipe Ortigão Guimarães explica que “estes dados vêm atestar a reconhecida qualidade dos nossos serviços de apoio e, ainda, que a boa hospitalidade tão característica do Norte de Portugal é apreciada por aqueles que nos visitam, o que contribui determinantemente para a projeção de uma imagem positiva do Porto lá fora”.
“Contudo, o incremento crescente do número de turistas na cidade traz-nos novos desafios e obriga-nos a crescer e a melhorar, pelo que nos preocupamos em fazer um acompanhamento a 360 graus a todo o percurso do turista, desde o planeamento, onde o apoiamos por chat, à receção e estadia, onde os postos de turismo dão resposta às suas necessidades atuais. Apenas em 2016, assistimos, via chat, 35.836 turistas, o que representa um crescimento de 16% face a 2015. Para dar resposta e garantir um serviço de qualidade, apostamos, por isso, nos recursos humanos, aumentamos as formas de contacto, alargamos horários e dispomos de wi-fi gratuito”, adianta o responsável. Refira-se que os Postos de Turismo Oficiais pertencem ao Município do Porto e são geridos pela ATP.