De acordo com comunicado da ANA Aeroportos de Portugal, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro já tinha sido distinguido com o terceiro lugar nos anos de 2006,2008 e 2009, tendo sido inclusivamente considerado como o melhor aeroporto europeu na sua categoria em 2007.
“A competição mundial tem aumentado a importância actual da qualidade do serviço nos aeroportos”, afirma a directora-geral da ACI, Angela Gittens, citada no comunicado.
“O programa Airports Service Quality(ASQ) não é apenas um concurso de popularidade, é uma ferramenta para ajudar a melhorar o desempenho de uma forma mensurável, para entender os factores de sucesso e identificar as áreas problemáticas que podem, então, corrigir”, defendeu a responsável do líder mundial dos “benchmarkings” de satisfação do cliente passageiro.
Os rankings do ASQ baseiam-se nos resultados de cerca de 300.000 questionários preenchidos pelos passageiros em 2010, recolhendo as respectivas opiniões dos passageiros sobre os vários serviços dos aeroportos – atendimento no check-in, limpeza dos lavabos, simpatia dos funcionários, tempo de espera da primeira mala, portas de embarque, entre outros.
O ACI – Airports Council International é a única associação profissional mundial de operadores de aeroportos, cujo objetivo principal é representar os interesses dos aeroportos e promover a excelência profissional na gestão e operação dos mesmos.
[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia André]