Nas 300 páginas, que compõem o livro “Voar sem Medo – Um guia prático para voar confiante e descontraído” (da editora Gradiva), pode encontrar dicas de profissionais especializados, testemunhos e informações técnicas que visam incentivar todos aqueles que hesitam ao entrar num avião.
De acordo com a autora principal do livro, a psicóloga clínica e especialista em fobia de voo, Cristina Albuquerque, este é “o primeiro livro português escrito por especialistas nacionais”, e vem preencher uma lacuna em falta nesta matéria.
Segundo a especialista que trabalha na área há 18 anos onde atendeu centenas de pessoas com aerofobia, “ter medo de voar pode ser um problema muito grave. Pode suspender carreiras profissionais”, conforme explicou ao jornal Público a especialista.
Não basta enfrentar o medo entrando no avião e aguentar até ao fim da viagem. Há estratégias e estatísticas apresentadas no livro, que acompanhadas por terapia, onde se aprendem técnicas de controlo de ansiedade, se revelam eficazes no tratamento desta fobia.
Cristina Albuquerque sugere ainda que não se recorra a medicamentos ou a álcool para controlar a fobia, mas sim a beber muita água para diluir a adrenalina no corpo, dormir descansado na véspera para que no dia da viagem possa relaxar, conversar com o companheiro do lado e assim acalmar a tensão.
Voar vai contra a natureza e ter medo é mesmo uma reacção natural. Mas para acalmar a ansiedade fica um facto reconfortante que pode encontrar no livro: “nos Estados Unidos e na Europa 99,999999% de todos os passageiros chegam ao seu destino em segurança”.
[Notícia alterada às 15h30]