Desde dia 9 de agosto 2018, a APiS Technology em colaboração com os seus parceiros – CM Pedrógão Grande, Lousamel, FNAP (Federação Nacional dos Apicultores Portugueses), HiFarmax, Germisem, TimberBee, Apimel e BeeRural – lançaram uma campanha nacional para ressemear e criar novas colmeias em Pedrógão Grande, uma das zonas mais afetadas pelos incêndios do último ano.
Esta tragédia afeta todos os anos vários domínios do território, incluindo o setor apícola. Para além da perda de efetivos (abelhas), perde-se também pasto e o seu ecossistema é destruído.
Outros setores também afetados por este problema conseguem-se mobilizar para solucionar os seus problemas. Contudo, existe alguma dificuldade no setor apícola para fazer o mesmo.
Neste sentido, esta campanha tem dois objetivos:
– Criar um fundo autónomo para que os apicultores afetados possam recorrer para ter alimento, sementes para voltar a semear áreas afetadas e colocar novas colmeias nessas mesmas áreas (Pedrógão Grande, Lousã);
– Sensibilizar a sociedade civil para este setor tão importante e tradicional.
Por isso estão todos convidados a adotar uma colmeia, à semelhança de outras campanhas em outras áreas. Quem o fizer, terá não apenas o seu nome numa colmeia, mas poderá acompanhar a mesma a partir da plataforma da APiS Technology e todos os meses irá receber updates da sua colmeia e do setor. Terá também direito, consoante o valor doado, a uma ou várias recompensas.
Pode consultar os valores dos donativos e o que recebe em troca em www.adoteumacolmeia.pt. Aqui é possível não apenas fazer o seu donativo, mas também registar-se na nossa newsletter e receber todas as notícias acerca do estado do projeto mesmo não tendo feito um donativo.
Esta campanha terminará no dia 9 de setembro de 2018. As colmeias começarão a ser instaladas nas respetivas zonas a partir de outubro, data a partir da qual também irá ser enviado as primeiras recompensas a quem tiver feito o seu donativo.