Os CTT e a Quercus juntaram-se numa iniciativa que incentiva os portugueses a comprar uma árvore que será plantada numa zona atingida por um incêndio. A ação permitirá a reflorestação espécies autóctones em áreas classificadas.
Os CTT e a Quercus juntaram-se numa iniciativa que incentiva os portugueses a comprar árvores que serão plantadas em zonas atingidas por incêndios florestais. A ação permitirá a reflorestação de espécies autóctones em áreas classificadas.
O projeto “Uma árvore pela floresta” foi apresentado esta terça-feira, em Lisboa. O objetivo passa por criar bosques que tenham maior resistência à propagação de incêndios florestais e que contribuam para uma amenização do clima, que promovam a biodiversidade e protejam a paisagem, a água e os solos.
Durante a campanha, válida até ao dia 31 de Outubro, qualquer pessoa pode dirigir-se a uma loja dos CTT e comprar uma árvore por três euros, tendo ainda a possibilidade de escolher entre 28 espécies, como o carvalho-alvarinho, carvalho-negral, sobreiro, azinheira, freixo, azevinho ou medronheiro.
Por cada árvore adquirida, o comprador recebe uma árvore em cartão reciclado, simbolizando a árvore que vai ser plantada, com um código que servirá de registo da espécie plantada.
O registo pode ser feito no site do projeto e permite seguir a evolução da árvore adquirida, a espécie escolhida e o local de plantação durante os próximos cinco anos.
Entre as zonas consideradas prioritárias pelos parceiros no projeto, destacam-se o norte e centro do país, tendo em conta a degradação da floresta autóctone nestas áreas, com especial incidência nas serras de Peneda e Gerês, Serra de Montemuro, Alvão e Serra da Estrela. A Quercus espera plantar as árvores antes da Primavera do próximo ano.
Em 2014, até ao dia 15 de Agosto, os incêndios florestais destruíram 8.645 hectares, um quinto da área ardida em 2013.
Clique AQUI para saber mais sobre o projeto.
Notícia sugerida por Sofia Baptista