Os resultados foram apresentados no âmbito de um estudo de cinco anos da Google, encomendado à empresa de estudos de mercado – Kantar TNS. Foram entrevistados mais de 625.000 consumidores globais sobre os seus hábitos na internet.
As respostas revelam que, em poucos anos, a Internet trouxe alterações profundas nos seus hábitos e na sua vida quotidiana.
Em 2012, um em cada três consumidores (33%) de 40 mercados tinha acesso a um smartphone. Quatro anos mais tarde, a percentagem subiu vertiginosamente para 70%. Hoje, em Portugal, 59% usam um smartphone, um valor que contrasta com os 18% registados há 5 anos revelando um crescimento assinalável.
Para a maioria dos portugueses, a maior mudança nos últimos cinco anos foi provavelmente o seu smartphone. Embora o crescimento da utilização dos smartphones se tenha verificado em todas as faixas etárias, ele tornou-se numa espécie de parceiro de confiança, em particular, para os jovens portugueses. Para a faixa etária de menos de 25 anos, o smartphone tornou-se num dispositivo para:
– aceder às redes sociais (83%)
– encontrar informação: 67% usam motores de pesquisa nos seus dispositivos móveis.
– ver vídeos: 75% veem, semanalmente, vídeos online
– fazer compras: 3% compram produtos ou serviços semanalmente, enquanto 46% procuram por informação de produtos.
Globalmente, quase um terço dos utilizadores de smartphones disse aceder à internet mais frequentemente através de um smartphone do que através de um computador ou tablet. Em Portugal, este número atinge os 23%.
Em simultâneo, as pessoas estão a utilizar cada vez mais dispositivos. Em 2012, perguntámos aos portugueses se usavam smartphones, tablets e computadores. Nessa altura, 52% da população usava um destes dispositivos, 15% usavam dois e 3% os três dispositivos. Cinco anos depois, 23% usam os três dispositivos. Outros dispositivos revelam também taxas de adopção assinaláveis: 27% disseram utilizar televisão com acesso à Internet (a chamada Smart TV).
Consulte aqui o Google Consumer Barometer Report.
O conteúdo Adoção de smartphones em Portugal triplica em quatro anos aparece primeiro em i9 magazine.