A dupla feminina Rita Ferreira e Joana Moreira (Acro Clube da Maia) sagraram-se campeãs do mundo na 9.ª Competição Mundial de Grupos de Idades que terminou esta terça-feira, em Putian, na China.
O hino de Portugal tocou três vezes na China. A dupla feminina Rita Ferreira e Joana Moreira (Acro Clube da Maia) sagraram-se campeãs do mundo na 9.ª Competição Mundial de Grupos de Idades que terminou esta terça-feira, em Putian, na China. Além do ouro, Portugal conquistou duas medalhas de bronze nas finais.
Decorreram esta terça-feira, na China, as finais do escalão 12-18 nas quais Portugal obteve medalha de ouro em Par Feminino, e duas medalhas de bronze em Grupos Masculinos e em Par Masculino.
Rita Ferreira e Joana Moreira arrebataram o primeiro lugar com um total de 27.750 pontos, deixando o par da Grã-Bretanha no 2.º lugar do pódio e o par da Holanda em 3.º.
Nos Pares Masculinos, Henrique Branco e Tomás Filipe (GDSC) alcançaram o 3º lugar do pódio com 27.100 pontos, logo atrás da Rússia (Prata) e da Grã-Bretanha (bronze).
Publicado por Federação de Ginástica de Portugal em Segunda-feira, 28 de Março de 2016
Nos Grupos Masculinos, o bronze foi conquistado por Henrique Silva, Henrique Piqueiro, João Pereira e Miguel Silva (também do Acro Clube da Maia) com 27.650 pontos.
Atletas queixam-se de falta de apoio
Apesar das medalhas acumuladas pelos ginastas portuguesas, o apoio do estado a esta classe desportiva continua a falhar.
Esta semana, o pai de Beatriz Carneiro, atleta do Acro Clube da Maia (que nesta competição de Putian conquistou, com o seu par, uma medalha de bronze) denunciou, em declarações ao Jornal de Notícias, que teve de ser a família, com o apoio do clube, a suportar as despesas de deslocação e representação da filha. Os custos rondaram os 2.200 euros e obrigaram os pais de Beatriz a pedir um empréstimo.
O pai da atleta, Tiago Carneiro, escreveu mesmo uma carta ao Presidente da República denunciando as dificuldades que estes atletas enfrentam. Mas até ao momento, diz o JN, Marcelo Rebelo de Sousa ainda não respondeu.