A campanha intitulada “Atenção, Todos Somos Peões!” surge no âmbito do início da semana da mobilidade que começa esta quinta-feira,e que se irá estender a Lisboa a 22 de setembro e depois às restantes principais cidades do país.
De acordo com Carlos Barbosa da ACP, é importante sensibilizar os automobilistas e os peões para os cuidados em atravessar nas passadeiras mas sobretudo para os perigos fora delas.
De acordo com o mesmo responsável, o número de atropelamentos está a aumentar. Em 2009 morreram 319 pessoas e outras 500 ficaram feridas em virtude de atropelamentos nesta cidade, o dobro da registada em Gondomar mas ainda assim apenas 70% inferior à taxa registada em capitais de distrito como Faro, de acordo com o jornal Público.
A campanha “Atenção, Todos Somos Peões!” irá consistir na colocação de cartazes nas passadeiras para que peões e automobilistas possam ver o número de mortos na cidade onde decorre a iniciativa. O objetivo é sensibilizar mas também chocar o transeunte para que esteja mais atento na hora de atravessar a estrada.
Carlos Barbosa atribui aos peões a maior parte das culpas relativas aos atropelamentos porque se “atiram para as passadeiras” sem quaisquer cuidados “como se fosse um direito adquirido”.
Carlos Barbosa considerou ainda que é necessário ensinar os jovens a passar nas passadeiras, mas também os idosos que têm dificuldades com os temporizadores das passagens de peões.