O arquipélago dos Açores foi distinguido, este mês, com o único galardão de platina do programa internacional "Quality Coast", promovido pela organização europeia Coastal & Marine Union.
O arquipélago dos Açores foi distinguido, este mês, com o único galardão de platina do programa internacional “Quality Coast”, promovido pela organização europeia Coastal & Marine Union. As ilhas açorianas ficaram em primeiro lugar na competição que contou com a participação de 22 destinos.
Em comunicado, o gabinete de imprensa do Governo dos Açores explica que “o júri internacional [da prova] decidiu criar, este ano, uma nova classificação, denominada Platina, especificamente para os Açores, atendendo à elevada pontuação atribuída à região” autónoma portuguesa.
Para chegar à avaliação final, o painel de jurados do programa, com elementos oriundos de todo o mundo, analisou, entre os parceiros da comunidade, vários indicadores de sustentabilidade – como natureza, meio ambiente, identidade local e cultura, turismo e negócios – tendo atribuído aos Açores um total de nove pontos num máximo de 10.
Segundo o executivo açoriano, “todas as ilhas do arquipélago dos Açores receberam a mesma pontuação, existindo uma classificação da vida marinha, da natureza, da paisagem, da zona costeira, do envolvimento, das águas limpas, das bandeiras azuis, da cultura, sociedade e hotéis ou equivalentes”.
Com vista a celebrar a atribuição deste prémio vai realizar-se, esta segunda-feira, uma cerimónia com o hastear da bandeira oficial na Marina da Horta, presidida pelos secretários regionais do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, e do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu.
De realçar que os Açores se candidataram, pela primeira vez, a destino “Quality Coast” em 2009. Nos últimos três anos o arquipélago conquistou sempre a melhor classificação, sendo eleito, por três vezes consecutivas, o melhor destino da Europa em termos de turismo sustentável.
O objetivo do programa “Quality Coast” é “promover os destinos de turismo sustentável, de férias económicas, mas de grande qualidade, ficando o turista seguro na sua escolha com a garantia da certificação que está presente na igualdade dos critérios de avaliação para todos os países”.
Atualmente, existem várias agências de turismo na Europa que trabalham o turismo sustentável e destinos verdes para as quais o selo de garantia Quality Coast é fundamental.
Além disso, os turistas podem também marcar férias mediante esta certificação através de um portal europeu, o
“Book Different”, disponível em três línguas (inglês, francês e holandês).