Pescas, energias renováveis e design gráfico. Estas são as áreas em que um grupo de 20 empresários finlandeses pretende apostar, nos Açores. A comitiva começa a visita para promover as relações comerciais entre a Finlândia e o arquipélago, esta quart
Pescas, energias renováveis e design gráfico. Estas são as áreas em que um grupo de 20 empresários finlandeses pretende apostar, nos Açores. A comitiva começa a visita para promover as relações comerciais entre a Finlândia e o arquipélago, esta quarta-feira, na ilha Terceira, na Praia da Vitória.
Em declarações à Lusa, Roberto Monteiro, presidente da Câmara da Praia da Vitória, afirmou que os empresários “vêm com objetivos concretos, querem falar com empresas de setores muito concretos e vão colocar na mesa as condições e o que podem oferecer”.
O presidente espera que esta missão empresarial finlandesa “dê resultados num curto espaço de tempo”, avançando que, em Março de 2013, uma delegação dos Açores vai deslocar-se até à Finlândia para discutir os últimos detalhes que ficarem acertados nesta visita à ilha.
A delegação empresarial finlandesa vai ser recebida nos Paços do Concelho da Praia da Vitória, onde vai ser assinado um protocolo para a criação da Plataforma de Cooperação entre Agentes do Mundo Lusófono e Agentes do Espaço Nórdico e Russo (PC-AML-ANR), mercados que apresentam um défice em produtos agroalimentares.
“Estamos a falar de mercados muito grandes (russo e nórdico) e, claramente, pode haver uma reorientação de muitas exportações açorianas para novos mercados com valor acrescentado”, afirmou Roberto Monteiro.
Para além da Terceira, a visita da missão finlandesa também passará por S. Miguel a fim de estabelecer mais contactos e projetar futuros investimentos.