O ninho de cagarro, localizado na ilha do Corvo, pode ser seguido na internet através de um portal criado pela SPEA. A versão ainda está em teste pelo que o utilizador poderá ter que tentar o login – com a password e user “spea” – mais do que uma vez.
“É fabuloso poder seguir assim o comportamento de um cagarro. Uma ave que muitos conhecem, especialmente nas ilhas, mas que poucos até agora tinham visto desta forma próxima. Esperamos que seja mais um contributo para a proteção das aves deste grupo, aparentado com os albatrozes.” afirma Pedro Geraldes, coordenador do projeto no comunicado da SPEA.
Para a equipa responsável, foi um esforço recompensado já que vai ser possível, nos próximos meses, acompanhar o crescimento deste pássado em qualquer parte do mundo, depois de a cria nascer. A fêmea encontra-se a chocar um “ovo posto no dia da criança”.
Segundo a SPEA o cagarro é uma espécie vulnerável e é nos Açores que nidifica a maioria da população mundial, pelo que Portugal tem responsabilidades acrescidas na sua proteção
A SPEA acredita que uma das melhores ferramentas de conservação “é o conhecimento e a divulgação, uma vez que só podemos proteger aquilo que conhecemos”. Este projeto pretende recuperar os habitats de nidificação de aves dos Açores assim como demonstrar as técnicas adequadas para o fazer.
Clique AQUI para aceder ao portal e acompanhar a ave.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]