O secretário regional do Ambiente, Álamo Meneses confirmou esta semana a importância do arquipélago dos Açores como "enorme depósito da biodiversidade" na Europa, segundo noticia avançada pela agência Lusa.
O secretário regional do Ambiente, Álamo Meneses confirmou esta semana a importância do arquipélago dos Açores como “enorme depósito da biodiversidade” na Europa, segundo noticia avançada pela agência Lusa. Os Açores acolhem cerca de 15 por cento dos habitats identificados na Europa, de um total de 147 habitats o arquipélago português tem cerca de 29.
Álamo Meneses, que falava em Vila do Porto, na cerimónia de apresentação do Parque Natural da Ilha de Santa Maria, recordou que o arquipélago tem 6512 espécies identificadas, das quais 450 são endémicas.
“Entre as espécies endémicas, 15 estão registadas na União Europeia como espécies prioritárias para conservação”, salientou, acrescentando que o arquipélago acolhe ainda 70 por cento da população europeia de cagarros e 63 por cento de garajaus rosados.
Para proteger esta enorme biodiversidade, o governo regional criou 10 parques naturais, sendo um em cada ilha e um oceânico.
Nesta altura, estão formalizados seis parques, faltando apenas os das ilhas Terceira, S. Jorge e Flores, além do parque marinho.