A equipa de Busca e Salvamento de Ponta Delgada e a Força Aérea Portuguesa salvaram, na passada quinta-feira, dois tripulantes de um veleiro
A equipa de Busca e Salvamento de Ponta Delgada e a Força Aérea Portuguesa salvaram, na passada quinta-feira, dois tripulantes de um veleiro que se encontrava à deriva junto à Ilha das Flores.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC) e a Força Aérea Portuguesa (FAP) informam que a operação culminou com o resgate de dois tripulantes do veleiro sueco “Chilom”, cujo motor estava avariado e as velas “seriamente danificadas pela força do vento”.
A operação foi registada em imagens através de uma câmara colocado num dos meios aéreos envolvido no resgate, a cerca de 110 quilómetros a Oeste da Ilha das Flores.
O pedido de auxílio foi recebido ao final da manhã e foi necessário solicitar dois meios aéreos da FAP, um helicóptero EH-101 e um avião C-295, tendo em conta o agravamento das condições meteorológicas, com ventos na ordem dos 80 quilómetros por hora e ondulação de 8 a 10 metros.
Os tripulantes, um deles com suspeita de fratura nas costelas, foram transportados até ao Hospital Santo Espírito, depois de terem passado pela Base das Lajes.