A ACAPO configura-se assim como a primeira entidade certificada na área da representação dos interesses das pessoas com deficiência visual a nível nacional e internacional, conforme noticia a RTP.
Rodrigo Santos da ACAPO, em declarações ao canal televisivo nacional, confessou-se surpreendido por em dois anos terem alcançado esta distinção, em especial por ter sido conseguida graças ao trabalho dos funcionários, em colaboração com os dirigentes que, na sua totalidade, exercem funções em regime de voluntariado.
A certificação é importante ainda para credenciar o trabalho de todos e mostrar que o “fazem bem” e que garantem a todos os níveis que os direitos dos invisuais estão a ser defendidos.
A ACAPO escolheu para a entrega da certificação o Dia Mundial do Braille, em homenagem a Louis Braille, por este ter sido o criador do sistema de escrita e leitura que permite ainda hoje o acesso das pessoas cegas à educação, formação, cultura, conhecimento e comunicação, em verdadeiras condições de igualdade na sociedade.
A instituição anunciará ainda algumas atividades planeadas para 2011 como a edição de uma biografia infantil sobre Luís Braille, a reedição da Revista Luís Braille e a implementação de uma biblioteca especializada na temática da deficiência visual, que será um centro de referência documental nesta área.