Sociedade

Ação nacional pretende reduzir desperdício alimentar

Chega, esta quarta-feira, a vários super e hipermarcados nacionais uma campanha destinada a incentivar os consumidores a evitar o desperdício alimentar que, em grande parte, tem origem nas casas de cada um.
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Chega, esta quarta-feira, a vários super e hipermarcados nacionais uma campanha destinada a incentivar os consumidores a evitar o desperdício alimentar que, em grande parte, tem origem nas casas de cada um. A ação é da responsabilidade da Associação das Empresas de Distribuição (APED) e vai decorrer até final do mês de Outubro. 
 
De acordo com a APED, a campanha “Redução do Desperdício Alimentar”, que vai decorrer em lojas de alguns dos seus associados por todo o país, pretende sensibilizar para a importância de diminuir as quantidades de alimentos que acabam no lixo.
 
Além de poder tornar-se um problema ambiental, com o depósito em lixeiras e a transformação em gases com efeito de estufa, o desperdício alimentar também é apontado por especialistas como inaceitável num momento em que há cada vez mais problemas para conseguir alimentar a população mundial, que não pára de crescer.
 
Um estudo da Comissão Europeia citado pela APED estima que cada consumidor doméstico seja responsável pela produção anual de 76 kg de resíduos alimentares, produzindo cerca de 42% do desperdício alimentar global, grande parte do qual poderia ser evitado. As estimativas referem ainda que este tipo de lixo provoca 45% das emissões anuais de gases de efeito de estufa, responsáveis pelas alterações climáticas. 
 
Nos super e hipermercados que aderiram à campanha, os clientes vão poder encontrar informação sobre como seguir condições de utilização eficiente e de armazenamento dos alimentos, como realizar um rigoroso planeamento das compras e como conseguir uma melhor compreensão das datas na rotulagem. 
 
Entre os conselhos da campanha, da qual a Agência Portuguesa do Ambiente é parceira, estão o ajustamento das doses cozinhadas e servidas às necessidades de cada um, o cuidado com os prazos de validade ao guardar as compras e a utilização das sobras das refeições. 
 
Esta ação de sensibilização decorrerá nas lojas Continente, El Corte Inglés, Jumbo e Pão de Açúcar, Novo Horizonte e Pingo Doce. O ano passado, recorda a APED, as empresas suas associadas doaram 9,2 milhões de euros em alimentos a instituições de solidariedade.

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