“Há organizações com práticas muitas vezes algo silenciosas, pelo que é importante ter uma visão de conjunto mais vasta”, frisou o presidente do IDT, José Goulão, em declarações à agência Lusa.
No centro Jean Monnet, onde está instalada a representação da Comissão Europeia em Lisboa, marcaram presença organizações como a Dianova, OIKOS, a associação Vale d’Açor e o Centro de Solidariedade Braga.
A PSP foi também representada, assim como a GNR e as associações Pressley Ridge, Associação Portuguesa das Empresa do Setor Privado de Emprego, Associação Portugal Livre de Drogas e o SOS Criança.
Criada a 26 de junho de 2009, a Ação Europeia sobre as Drogas constitui uma campanha à escala da União Europeia e seus Estados-Membros e visa o estabelecimento conjunto de medidas para combater o flagelo da droga, com a colaboração das autoridades nacionais e organismos especializados.
Mais de 700 compromissos já foram assinados ao abrigo desta iniciativa da Comissão Europeia,. A Conferência de Lisboa é o quinto evento realizado neste sentido, tendo os anteriores decorrido em Roma (dezembro de 2009), Berlim (abril de 2010), Londres (setembro de 2010) e Varsóvia (novembro de 2010).