Os voluntários e os membros das coletividades e associações locais percorreram a ria desde o centro náutico da praia de Faro, passando depois pelas zonas de área protegida.
A apanha de lixo neste local é já uma tradição, visto que a iniciativa tem vindo a ser organizada ao longo dos anos pela equipa de Desporto e Juventude da câmara municipal e conta com a ajuda de todos os habitantes, juntando centenas de pessoas, entre as quais muitos alunos das escolas das imediações.
Segundo o site oficial da câmara municipal de Faro, o objetivo desta limpeza foi remover “resíduos abandonados pelos cidadãos” que, “para além de inestéticos e negativos para o turismo e a saúde humana, causam vários problemas à biodiversidade.”.
Para além da requalificação desta zona, a ação pretendeu também sensibilizar os mais jovens para a manutenção de uma zona limpa e para as práticas ambientais.
A presença de lixo na Ria Formosa afeta a vida marinha e terrestre, registando-se casos de animais presos em garrafas ou de aves, mamíferos marinhos e tartarugas que ingerem restos de plástico. A iniciativa conjunta procurou alterar esta realidade com ajuda de todas as pessoas e representes locais.
A Ria Formosa é uma das zonas ambientais mais importantes do país que abriga várias espécies raras. Com o estatuto de Parque Natural, é o habitat de várias aves provenientes do norte e centro da Europa, que vêm a Faro para o período de nidificação.