Na semana em que se celebram o Dia Mundial da Luta Contra a Sida e a Semana Europeia do Teste, a Associação ABRAÇO abre portas às novas instalações do Centro Comunitário de Rastreio ao VIH e outras IST na cidade do Porto. As novas instalações são dirigidas a homens que têm sexo com homens, uma vez que no contexto europeu da epidemia, o sexo entre homens apresenta-se como a forma de transmissão de VIH mais frequentemente indicada. A ABRAÇO, desde a abertura do Centro Comunitário no Porto no final de 2016, realizou o total 4.485 testes rápidos ao VIH e outras IST, pretendendo com estas novas instalações alargar a capacidade de resposta e o âmbito de intervenção.
Entre os fatores que contribuem para os números de transmissões continuares expressivos, destacam-se as infeções por VIH não detetadas, as infeções agudas com altas cargas víricas e a presença de outras IST que podem aumentar o risco de transmissão do VIH.
Hoje em dia viver com o VIH é muito diferente do que foi no passado pois, quando diagnosticado precocemente, os tratamentos são eficazes, os efeitos secundários mais leves e a esperança média de vida é equivalente à da população em geral.
Este novo centro comunitário tem como objetivo continuar a contribuir para tornar os testes cada vez mais acessíveis à comunidade, aumentando esforços que visam contrariar a elevada taxa de diagnósticos tardios em Portugal, bem como a elevada taxa de incidência nesta população específica.