Um grupo multidisciplinar e internacional de investigadores descobriu, Na Turquia e no irão, uma espécie rara de abelhas que constrói delicados casulos com pétalas de flores.
Um grupo multidisciplinar e internacional de investigadores descobriu, na Turquia e no Irão, uma espécie rara de abelhas que constrói delicados casulos com pétalas de flores.
Em vez de colmeias, as abelhas Osmia arrancam pétalas de flores que depois colam com lama para construir estes casulos coloridos.
De acordo com o estudo publicado em 2010 no jornal American Museum Novitates, estas abelhas cortam as pétalas uma a uma levando-as, individualmente, até ao local do casulo.
Depois de reunir o número suficiente de pétalas, a mãe abelha coloca as pétalas em camadas solidificando a construção com uma camada fina de lama e pólen.
Lá dentro, as mães depositam um único ovo de larva. Depois, o casulo é fechado e a abelha bebé desenvolve-se no seu interior, durante 10 meses, até ter força para romper a tampa do casulo, na altura da primavera.