Ainda na sequência do nosso orçamento, e independentemente de ter escolhido o modelo para principiantes ou o dos cromos, hoje decidi falar sobre aquelas despesas que temos e que não são mensais.
[Por Ana Bravo, especialista em Economia Doméstica]
Ainda na sequência do nosso orçamento – e independentemente de ter escolhido o modelo para principiantes ou o dos cromos – hoje decidi falar sobre aquelas despesas que temos e que não são mensais. Despesas para as quais, se não estivermos prevenidos causam preocupação e “mossa”:
– Os livros e propinas dos filhos;
– O seguro do automóvel, revisões auto, substituição de peças, arranjos;
– As compras de vestuário e calçado de estação;
– Eletrodomésticos;
– Pintura da casa;
– Etc…
Então como podemos nós prevenir estas despesas? – com o nosso orçamento, é claro! São despesas que têm periodicidade, logo sabemos que elas podem ser anuais (ex: livros e propinas), semestrais (ex: vestuário e calçado de estação), de 3 em 3 ou de 4 em 4 anos (ex: eletrodomésticos).
Peguemos, então, num exemplo e vejamos como devemos proceder: o automóvel! O que fazer?:
– Apurar o valor do seguro, o da revisão anual, o dos pneus e outras peças que sabemos serem necessárias trocar, o das mudanças de óleo e filtros, etc.;
– Some todos os valores anuais;
– À parte some todos os valores com periodicidade diferente de anual;
– Divida o total dos valores anuais por 12 parcelas;
– Divida o total dos restantes valores pelo número de meses respectivo;
– Some o valor que apurou na divisão por 12 parcelas com o valor que apurou na divisão dos outros items com periodicidade diferente de 12;
– Somar todas os resultados parcelares apurados. Este será o valor a poupar/provisinar mensalmente para a altura em que cada uma das despesas chegar.
Exemplo:
Ora bem, é aqui que o seu 'músculo' do auto-controlo tem que estar em forma! É que este dinheiro vai ficar na sua conta bancária em saldo ou num mealheiro e, claro, não é para mexer em nenhuma outra circunstância que não a estipulada.
Como já perceberam por esta altura, esta será a rubrica automóvel no vosso orçamento. E claro, este sistema pode e deve ser aplicado a todas as outras despesas com caracter diferente de mensal. Tudo, mas mesmo tudo é orçamentável! Até mesmo aquelas outras coisas com as quais não contamos. De tal forma este sistema funciona que, à medida que o tempo passa vai compreendendo que um orçamento bem feito previne praticamente TUDO!
Até à Próxima e até lá, treine-se a prevenir!