Antes de mais quero desejar-vos um Ano Novo Suficiente, um Ano à medida das nossas necessidades e até de alguns desejos! Quero desejar-vos bons olhos para verem todas as coisas boas que temos na vida e Gratidão para agradecer por elas!
Porque estamos no início do ano e é altura para tomar decisões e fazer planos quero partilhar convosco a minha opinião: Abundância financeira é também uma questão de atitude! Já vi pessoas com ordenados de 485€ a fazerem poupanças mensais, terem as suas contas todas em dia e serem felizes.
Já vi gente a ganhar entre 10 e 12 vezes mais, cheias de dívidas, créditos, cobradores à porta e na pura ansiedade, desespero e infelicidade. Qual a diferença entre estas pessoas? Decisões, atitude, valores, crenças, comportamentos! A verdade é que para termos mais primeiro temos de ser mais!
É verdade que a atual conjuntura do país traz mais dificuldades e desafios que nos são impostos, mas esta minha abordagem vai no sentido de dar a cada pessoa a consciência de que, apesar de muita coisa não estar nas nossas mãos, há muitas outras que estão ao nosso alcance melhorar e, quem sabe, mudar. Por isso, força! Vamos tornar-nos a nação que sonhámos e tinhamos esquecido! A união afinal, sempre faz a força!
Voltando ao nosso poder pessoal, esta crónica é na realidade um desafio. Venho desafiar-vos a pensar nas verdadeiras razões que vos fazem decidir de forma prejudicial: Comprei este carro porquê? Para impressionar os outros? Porque é que não resisto a comprar o que não preciso? Porque como demais? Porque fumo ou bebo?
Atenção: respostas do género “porque gosto!“ não servem. Devemos dar-nos tempo e refletir com a mente e o coração, ir mais fundo, lá onde temos todas as respostas. Depois, e como se o desafio fosse pequeno, venho pedir que o continuem e partilhem com alguém essa experiência e desafiem também essa pessoa a fazerem o mesmo processo e que essa pessoa, por sua vez, partilhe também com alguém e por aí em diante.
Eu acredito que cada um de nós, à sua medida, pode realmente mudar o mundo! Já se perguntou o que pode fazer? Já está a fazê-lo? Quer partilhar as suas ideias? Leia AQUI o artigo do link que há tempos escrevi sobre este tema: “A velocidade do dinheiro”.
[Ana Bravo é consultora de crédito bancário e sócia-gerente da RP Créditos e RP Formação. Para saber mais sobre os serviços, cursos e workshops desta empresa de consultoria e educação financeira clique aqui]