A quem ainda não teve oportunidade, convido a que conheçam o livro e façam esse investimento: no mínimo conseguirá poupar logo nesse mês o seu valor multiplicado por três.
O livro tem um formato diferente destas rubricas, é mais completo e tem muitas novidades. Seria um prazer entrar nas casas das pessoas que me acompanham desde há três anos e ajudar a melhorar um pouco mais a vossas finanças pessoais.
E agora que tal relembrar as muitas coisas que pode fazer em casa para poupar em vez de comprar e verificar os benefícios financeiros (e não só) que tem ao fazê-lo?
Há tantas coisas… ora, comece por pensar nas suas rotinas:
– Pela manhã levanta-se e está na hora do pequeno-almoço. Vai à padaria?
Que tal se fizer o seu próprio pão? Sabe que pode poupar 80% do valor que normal gasta? É verdade, é mesmo isso tudo. Assim que possível invista numa máquina e use-a a pleno vapor. Consegue reaver o seu valor em 2 a 3 meses.
– Antes do trabalho vai tomar um café para arrebitar? Sugiro que o faça em casa. Se imaginar que numa casa em que duas pessoas consumam 4 cafés por dia se optar por beber os cafés em casa pode poupar até 860 euros por ano. Consegui convencê-los?
– Os pequenos-almoços se forem feitos em casa a poupança é na ordem dos 90 a 95% representando cerca de 55% por pessoa por mês ou 605 euros por ano; E os almoços a meio do período de trabalho…opte por fazer o jantar a contar com o almoço do dia seguinte, leve marmita e poupe pelo menos cerca de 80€ por mês ou 900 euros por ano.
– Saiu do trabalho e passa pelo supermercado para comprar comida pronta ou algo de micro ondas? Esta medida tira-lhe não só dinheiro da carteira como saúde do corpo. Opte por ter sempre coisas congeladas que possa descongelar – grão ou feijão – e rapidamente transformar num prato quente ou frio à sua imaginação. (ex: salada de grão com bacalhau desfiado, tomate e cebola; salada de feijão frade com atum e ovo cozido, etc).
– Ainda não falei do que poupou em embalagens com estas medidas, embalagens que poluem o ambiente e que se pagam no ato da compra.
Agora convido a que faça uma 'tour' pelo seu dia, pelo seu fim-de-semana e observe os gestos que faz e que podem ser substituídos por hábitos mais económicos. Estou certa que se vai lembrar de muitas mais coisas.
Da minha parte volto para o mês que vem e, até lá, gostava de vos deixar o desafio de me dizerem que temas gostariam de ver abordados no ABC. Alguma ideia? Enviem as vossas sugestões para o email anabravo@rpcash.com!
____________________________________________________________
[Ana Bravo é consultora de crédito bancário e sócia-gerente da RP Formação. Para saber mais sobre os serviços, cursos e workshops desta empresa de consultoria e educação financeira clique aqui]