por Benoist Voidie, Diretor da Webhelp Portugal
Com clientes cada vez mais exigentes, a Inteligência Artificial surgiu como um avanço que promete mudar a indústria de suporte ao cliente. Sem dúvida, o uso da IA reforça a crença de que a tecnologia nos ajuda a melhorar o atendimento, para melhor atender às expectativas das marcas e de seus clientes.
Por outro lado, Inteligência Artificial proporcionará às empresas e aos clientes a oportunidade de definir melhor os seus respetivos direitos e deveres, mas também de integrar os conceitos de transparência, responsabilidade e segurança, condições fundamentais para o desenvolvimento das nossas operações.
A tecnologia permite uma melhor compreensão sobre as mudanças nas necessidades dos clientes e antecipar os ajustes necessários. Os programas associados à IA armazenam e interpretam as informações do cliente (em estrita conformidade com o RGPD) e, subsequentemente, com base nas informações armazenadas, preveem os seus comportamentos futuros. As empresas podem usar essa análise para alinhar os seus serviços com as preferências dos clientes.
Atualmente, a adoção de novas tecnologias tem sido impulsionada por empresas que já estão maduras em termos de transformação digital e de uso de dados. Até à data, grande parte da atenção dada à tecnologia IA centrou-se nos EUA e na China, mas acreditamos que a Europa está a emergir como líder neste campo, nomeadamente a nível de investimento e políticas públicas.
Percebemos que a Inteligência Artificial é um fenómeno económico que tem um impacto significativo em todos os setores da sociedade e dos negócios. No entanto, a IA não pode funcionar atualmente sem seres humanos e é mais adequada para ajudar as pessoas e melhorar suas experiências.
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