São raras as mulheres que tocam guitarra portuguesa em Portugal. Marta Pereira da Costa é uma delas. Em entrevista ao Boas Notícias, a guitarrista conta que esta paixão começou aos 18 anos de idade por insistência do pai. Dia 16 de Junho, Marta dá o seu primeiro concerto em nome próprio, no âmbito das Festas de Lisboa.
A música falou mais alto e para trás ficou uma carreira na engenharia civil. Como mentores, Marta refere influências de Armandinho, José Nunes, Carlos Paredes, Fontes Rocha, Mário Pacheco e Carlos Gonçalves (guitarrista de Amália Rodrigues).
Atualmente, toca com regularidade no clube do Fado, em Alfama, onde acompanha o fadista Rodrigo Costa Félix, também seu marido. Com apenas dois anos, os filhos gémeos do casal também já encaram o fado como um elemento da família.
No dia 18 de Março, Marta Pereira da Costa deu o seu primeiro concerto a solo no estrangeiro, no âmbito do evento “Proud to be Portuguese” que decorreu em Toronto, Canadá, onde também proferiu uma palestra sobre o fado e a guitarra portuguesa.
Em Maio, foi lançado o novo álbum de Rodrigo Costa Félix, “Fados de Amor”, que surge como o primeiro CD da história do fado em que a guitarra portuguesa é integralmente gravada por uma mulher… Ou seja, a guitarra “feminina” de Marta Pereira da Costa.
Quem quiser ouvir ao vivo os acordes de Marta Pereira da Costa, pode assistir ao concerto que decorre dia 16 de Junho, à meia-noite, no Largo do Chafariz de Dentro, no âmbito das Festas de Lisboa, onde a guitarrista se apresenta, pela primeira vez , em nome próprio, com temas de grandes guitarristas que a inspiram.
Clique AQUI para saber mais sobre os concertos de guitarra das Festas de Lisboa.