Enquanto cientista, Nathan Myhrvold trabalhou com nomes sonantes como Stephen Hawking e desenvolveu alguns dos mais famosos produtos da Microsoft, mas a sua verdadeira paixão – pelo menos desde 1999, ano em que abandonou a Microsoft – é a comida.
Agora, Myhrvold lançou, em coautoria com Chris Young e Maxime Bilet, a coleção “Modernist Cuisine: The Art and Science of Cooking”, uma obra dividida em seis volumes num total de 2.438 páginas com fotografias que ilustram detalhadamente as explicações e as receitas dos autores.
Para conseguir as fotos impressionantes que ilustram os livros, a equipa de Nathan Myhrvold utilizou fotografia e vídeos de alta velocidade, de maneira a capturar todos os detalhes dos processos de preparação dos alimentos.
Muitos dos processos de cozedura foram, literalmente, serrados ao meio (panelas, fogões e tudo) para revelar, nas imagens, o que acontece durante a transformação do alimento.
Recorrendo às técnicas avançadas (mas simples) da cozinha molecular, a equipa de mais de 20 pessoas que trabalhou com Myhrvold apresenta neste livro novos sabores e texturas aplicando métodos como o cozimento a vácuo ou a preparação de alimentos com hidrogénio.
Clique AQUI para visitar o site do livro.