Em entrevista à RTP, a nutricionista Maria Afonso confirma que “o vinho tem inúmeras substâncias com capacidade antioxidante e que […] contribuem para a proteção de determinadas doenças”.
Quanto ao estudo realizado pelos investigadores austríacos, a especialista explica que “essas substâncias que identificaram no vinho” têm também “a capacidade de se ligar a uma proteína que existe no tecido adiposo, que é capaz de regular a sensibilidade das células adiposas à insulina e, portanto, regulam os níveis de açúcar no sangue”.
No entanto, a nutricionista sublinha que a medicação, a alimentação equilibrada e o exercício físico continuam a ter o papel principal no combate à diabetes.
Maria Afonso alertou ainda para as propriedades benéficas de alimentos como frutos, vegetais, o peixe e o azeite, ricos em ómega 3, que devem ser ingeridos regularmente para assegurar uma vida mais saudável.
O relatório do Observatório Nacional da Diabetes 2010, apresentado esta quarta feira, em Lisboa, indica que existe cerca de um milhão de pessoas com diabetes em Portugal, sendo que 44% dos casos ainda estão por diagnosticar.