“Quero que a produção em série deste carro comece em 2013”, afirmou o presidente executivo da marca, Martin Winterkorn, em entrevista ao jornal Automotive News. “O XL1 chegará primeiro à Europa e, em particular, à Alemanha, segundo-se o mercado americano e o chinês”.
A Wolkswagen tem, assim, em mãos o projeto do carro mais eficiente do mundo. Equipado com um sistema de propulsão híbrido e dois pequenos motores – um TDi de dois cilindros e 800 cm3 de 48 cv e um elétrico de 27 cv -, o XL1 consome apenas 0,9 litros nos primeiros 100 quilómetros percorridos e emite 24 g/km de CO2, avança o Autoportal.
Os dados divulgados acerca do XL1 indicam que este atinge a velocidade máxima de 160 km/h (limitada eletronicamente) e chega aos 100 quilómetros em 11,6 segundos. A autonomia, apesar do depósito com somente 10 litros de capacidade, ronda os 550 km.
Veja aqui um vídeo de demonstração do XL1.
[Notícia sugerida pela utilizadora Sílvia Lobão]