Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, explica que esta UCC “tem por missão prestar cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis”, sobretudo “em situação de maior risco ou dependência física e funcional, ou com doença que requeira acompanhamento próximo”.
Para isso, a unidade conta com uma equipa composta por nove enfermeiros, um médico, uma fisioterapeuta, um higienista oral, uma psicóloga, um técnico de serviço social e um administrativo.
Este novo equipamento atuará ainda na “educação para a saúde, na integração de redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção”, em áreas como a parentalidade, saúde materna e infantil, geriatria, cuidados continuados integrados, psicologia, reabilitação e fisioterapia.
A autarquia de Oeiras inaugurou também uma sala de tratamentos exclusiva a utentes de Queijas, num investimento municipal de 80 mil euros. “Este processo nasceu com a necessidade dos idosos de Queijas”, muitos deles sem condições de se deslocarem até às consultas em Carnaxide, declarou Isaltino Morais à Lusa.
A primeira unidade de cuidados na comunidade de Oeiras, a “Saudar”, foi inaugurada em novembro e conta, neste momento, com uma equipa de 15 enfermeiros para apoiar cerca de 87 mil utentes.