Astrónomos do Sloan Digital Sky Survey-III (SDSS) disponibilizam a partir desta semana a astrónomos e curiosos a imagem digital a cores mais completa do céu à noite. A fotografia mapeia o universo em mais detalhe do que qualquer outra imagem anterior.
O mapa é um conjunto de sete milhões de imagens, com 2.8 megapixéis, tiradas desde 1998, há mais de uma década, e reúne mais de um terapixel de informação.
A imagem em terapixel é tão grande e detalhada que seriam necessárias 500 mil televisões de alta definição para a ver na sua resolução total. Para a ver completa e em maior resolução clique aqui.
“Esta imagem fornece oportunidades para muitas descobertas cientificais no futuro”, explica Bob Nichol, professor da Universidade de Portsmouth e porta-voz da SDSS, citado em comunicado.
“Esta é uma dos maiores dádivas na história da ciência”, disse ainda em comunicado o cientista Mike Blanton que acredita que esta informação será um legado durante décadas, tal como o Palomar Sky Survey, publicado em 1958 – o mais completo mapa fotográfico do céu feito até então e que ainda hoje é uma referência.
As imagens foram capturadas pelo telescópio da SDSS no observatório Apache Point Observatory, no Novo México, nos EUA, e que acaba agora a sua missão. Será agora substituído e levado para o Smithsonian, onde fará parte da coleção permanente do Museu “em reconhecimento pela sua contribuição para a Astronomia”.
Saiba mais no site oficial.
[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]