O tema principal da mostra deste ano é a integração social, assim sendo, a maioria dos filmes apresentados vão abordar esta questão sob diferentes perspectivas, propondo uma reflexão sobre este assunto, não só com o visionamento dos filmes, mas também com debates entre o público, os convidados e os protagosnistas.
“Die Fremde”, da realizadora Feo Aladag, galardoado com o prémio “Deutscher Filmpreis” (um dos mais prestigiados prémios cinematográficos alemães), e proposta alemã para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, é um dos filmes mais aguardados da mostra. Outro dos filmes a criar imensa expectativa, e que encerra a KINO no cinema São Jorge, é “Shahada”, filme do jovem cineasta alemão, de origem afegã, Burhan Qurbani, que estará presente na sessão.
Paralelamente à programação principal no Cinema São Jorge, dividida em duas sessões diárias que incluem filmes de ficção e documentários, voltará a ter lugar no auditório do Goethe-Institut o ciclo “Cinema Jovem”. Para além disso, haverá ainda um ciclo de cinema documental, especialmente direccionado para alunos do ensino secundário, intitulado “Mostra para Escolas”.