Este domingo, o Museu Monográfico de Conimbriga (MMC), em Condeixa-a-Nova, passou a funcionar num horário mais alargado, estando aberto ao público todos os dias, das 10h00 às 19h00. Os fins de tarde terão ainda uma programação específica, como visitas temáticas e degustação de produtos endógenos.
A medida foi anunciada no site da própria instituição, como forma de “acentuar uma política de pioneirismo no panorama museológico nacional, no sentido em que rompe com o encerramento do espaço museu à segunda feira e estende o horário de fecho”, permitindo, assim, prolongar o período de exibição pública diária.
Em declarações à agência Lusa, o diretor do MMC, Virgílio Correia, adianta mesmo que “em termos de museus e monumentos dependentes diretamente do Ministério da Cultura, creio que somos o primeiro [espaço] a estar aberto todos os dias”.
Criado em 1962, o Museu Monográfico de Conimbriga é exclusivamente dedicado ao sítio arqueológico em que está inserido.
A sua coleção materializa a evolução histórica do lugar, entre finais do segundo milénio antes de Cristo e o séc. VI da era cristã.
Os objetos expostos foram encontrados durante as escavações que, com grandes interrupções, se realizaram desde 1898, estando distribuídos por trinta e um temas distintos.
“Temos um público muito diversificado”, referiu Virgílio Correia, revelando que o MMC é um dos museus mais visitados do país, com mais de 100 mil visitantes por ano.