O “Satellite Sentinel Project” irá monitorizar a fronteira entre o norte e sul do Sudão e entrará em funcionamento a poucos dias do referendo à independência no país a 9 de Janeiro e que poderá ficar assim dividido em dois.
A ONG de George Clooney irá financiar a primeira fase do projeto que combina imagens satélite em tempo real com análises a partir do terreno que irão dar conta de todos os movimentos das tropas, civis e sinais potenciais de conflitos que venham a surgir.
Os dados serão analisados, publicados e disponibilizados a todo o mundo na internet pela Google e pela ONU. Espera-se que os pré-avisos ajudem a reduzir de forma significativa o risco de violência.
“Queremos que os potenciais responsáveis de genocídios e outros crimes de guerra saibam que estão a ser vigiados, que o mundo os está a ver”, explica George Clooney num comunicado citado pela Press Association. “Os criminosos de guerra atuam na obscuridade. É muito mais difícil cometer estas atrocidades sob o olhar dos media”, conclui.
Pode saber mais no site oficial www.satsentinel.org.