No centro comercial NorteShopping, no Porto, os visitantes ajudam a iluminar a árvore de Natal de doze metros ao pedalar nas bicicletas que lá se encontram para o efeito. Mas, na cidade Invicta, há outras iniciativas que juntam o espírito natalício à promoção da sustentabilidade.
Na Praça do Metro da Trindade, por exemplo, a Entidade Gestora de Resíduos montou uma “Mega Árvore de Natal” insuflável de 10 metros de altura que até este domingo acompanha uma ação de sensibilização para promover a reciclagem.
Outra das palavras de ordem no Natal do Porto é solidariedade: na Avenida dos Aliados, está instalada uma estrutura metálica com 13 metros de altura, ornamentada com mil “Homens T”, pintados por utentes de instituições de solidariedade da cidade e alguns artistas.
Também no bairro do Cerco um plátano foi decorado com algumas bolas de luz feitas por instituições da comunidade, alegrando assim o bairro onde “nem toda a gente tem possibilidade de ter a casa decorada”, diz uma das moradoras à agência Lusa.
Já os mais novos que pedalam nas sete bicicletas do NorteShopping, dizem que a iniciativa “é interessante”, “bonita”, “engraçada” e “uma maneira de as pessoas fazerem um bocadinho de desporto”, conta Bruno, de 13 anos, à Lusa.