As comemorações iniciam-se na Hemeroteca Municipal de Lisboa, com uma mostra bibliográfica, e às 11h00 inicia-se um passeio literário pelo bairro, considerado a “antiga capital do jornalismo português”, que “inclui um percurso pelas ruas das redações de jornais e revistas já extintos, intercalado com pequenas histórias sobre a vida destes periódicos”, salienta a organização.
Os moradores do bairro juntam-se depois para um almoço no Café Luso, na Travessa da Queimada, seguindo-se um outro passeio, ás 15h00, desta feita por alguns dos espaços emblemáticos da capital, relacionados com a vida e obra de Ribeiro de Carvalho, político e jornalista da I República.
A Câmara de Lisboa, a Associação de Comerciantes do Bairro Alto e as juntas de freguesia da Encarnação e de Santa Catarina organizam ainda a conferência “Bairro Alto: Capital do jornalismo na I República”, por Álvaro Costa de Matos, também na Hemeroteca.
Mais tarde, a orquestra Nema Problema anima as ruas do bairro, entre as 20h00 e as 00h00.
“Com este programa assinala-se, pela primeira vez, esta efeméride, para que nos anos seguintes se possa crescer e apresentar novas ofertas recreativas e culturais para celebrar esta importante zona da cidade”, refere a autarquia lisboeta em comunicado.