Foram precisos 357 quilos de aletria confeccionados por mais de uma dezena de cozinheiros durante o dia de ontem, sexta-feira, no espaço exterior do metro da Trindade, no Porto, para ser estabelecido um novo recorde mundial do Guiness.
Esta iniciativa, denominada “Alegria com Aletria” teve também como objetivo “promover o espírito de solidariedade associado à época” através da angariação de fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Contou com a presença de muitas pessoas, e de acordo com a organização para estabelecer um novo recorde seriam precisos 200 quilos de aletria. O objetivo era produzir, então, 250 quilos, quantia que foi largamente ultrapassada, com a produção de 357 quilos desta iguaria típica do Natal.
No fim do dia, Graça Amorim, administradora da Cerealis que organizou o evento, mostrou-se muito satisfeita com os resultados: “Não só conseguimos estabelecer o recorde da maior Aletria do Mundo e entrámos para o Guinness Book of Records como proporcionámos um dia mais doce às pessoas que participaram”.
“Hoje damos início à campanha de restaurantes que vai permitir continuar a recolher donativos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro com a ajuda dos espaços aderentes, que por cada Aletria vendida vão encaminhar um euros para esta causa”, indicou a mesma responsável ao Jornal online Notícias da Trofa.
Pode ainda contribuir para a causa através do donativo para o NIB ou chamada telefónica de valor acrescentado. Para ver fotografias da confeção desta “Aletria com Alegria” pode visitar o perfil da iniciativa no Facebook.