A comunidade virtual Figment.com tem como objetivo incentivar os jovens de todo o mundo a lerem e escreverem obras literárias, através do computador ou do telemóvel, e de forma gratuita. A Figment tem já um milhão de utilizadores, entre eles aut
A comunidade virtual Figment.com tem como objetivo incentivar os jovens de todo o mundo a lerem e escreverem obras literárias, através do computador ou do telemóvel, e de forma gratuita. A Figment tem já um milhão de utilizadores, entre eles autores de língua portuguesa.Na Figment.com, os utilizadores podem ler e escrever qualquer género literário, desde romances a contos e poemas. Podem ainda colaborar com outros autores e pedir opiniões ou trocar impressões.
“Lágrimas outonais”, de Raphaela Ikeuchi, “As Falsas Penas”, de Marcos Filipe Capella e “Relicário”, de Davi Boaventura, são as obras publicadas por jovens de autores de língua portuguesa na Figment. Para pesquisar obras em português é necessário escrever “portuguese” e escolher a opção “tags” do motor de pesquisa da comunidade virtual.
Inicialmente, os autores do projeto tinham pensado em criar um Facebook literário. No entanto, Jacob Lewis, ex-editor da revista the New Yorker, e Dana Goodyear, jornalista da mesma revista, acreditam que os jovens querem “ler, escrever e descobrir novos conteúdos” fora das redes habituais, explica Jacob ao The New York Times.
A Figment tem como objetivo expandir um novo género literário, o “romance de telemóvel”, ideia surgida no Japão, onde já se escreve literatura através do telemóvel. No entanto, os utilizadores da Figment já publicaram na comunidade longos romances e outras obras de estilos literários que vão desde a ficção científica à biografia.
Na comunidade da Figment – que conta já com mais de 1 milhão de utilizadores – quer os autores, quer as livrarias podem verificar o gosto literário do público mais jovem e ir de encontro aos mesmos.
Clique aqui para consultar o site do Figment.